Relatos dizem que a rainha Nefertiti, do Egito, foi uma das primeiras mulheres a utilizar o lenço como ornamento, em 1350 a.C., mas foi a partir de 1930 que a peça caiu na graça de artistas e famosos, por meio das coleções da Hermès, marca que já produzia o adereço há décadas. A elegante Jackie Kennedy Onassis, esposa do 35º presidente dos Estados Unidos John F. Kennedy, tinha um vasto acervo de lenços de seda e foi ícone na sua época usando o acessório em várias ocasiões, esbanjando estilo e elegância.
COMO USAR:
Apesar de serem atemporais, os lenços vêm repaginados porque a moda se reinventa o tempo todo. Para quem quer entrar na tendência e deixar os looks ainda mais estilosos, designers de moda dizem que basta escolher uma opção que combine com o seu estilo e usá-la de formas diferentes, como faixa, bandana, turbante e para dar acabamento aos coques e rabos de cavalo.
Além de sua versatilidade na cabeça, o adorno também pode ser usado em bolsas, como cinto ou pulseira.
PASSARELAS.
No desfile Outono/Inverno da Dior, na Paris Fashion Week, as modelos desfilaram os looks da grife com lenços na cabeça, como se fosse uma bandana.
Uma certeza temos sobre a moda, ela modifica todos os anos mas sempre traz algo do passado e o torna "vintage". O lenço é e sempre foi peça necessária do closet.